Pernambucano de 16 anos vence concurso internacional de vídeo

Um adolescente pernambucano está entre os quatro vencedores do concurso mundial de vídeos Minha Cultura + Sua Cultura = ?, promovido pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Aluno do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, José Vinícius Reis Gouveia, 16 anos, escreveu o roteiro do vídeo "Human Colours". Ele usou no filme imagens da web e outras captadas no apartamento onde mora com os pais e um irmão no bairro do Jiquiá, zona sudoeste do Recife. Vinícius contou com a ajuda de um amigo para escolher a trilha sonora e de uma amiga para fazer a narração em inglês.
O concurso foi lançado em dezembro de 2008 entre os integrantes do site de relacionamento ExchangesConnect, que reúne mais de 8.400 pessoas de 170 países. Eles foram convidados a inscrever vídeos de até três minutos sobre o tema proposto - mais de 170 vídeos participaram da disputa.
O pernambucano José Vinícius venceu na categoria Jovem (14 a 17 anos) junto com um vídeo norte-americano. Na categoria Adulto (maiores de 18 anos) foram escolhidos um vídeo da Índia e outro dos Estados Unidos. Os vencedores internacionais ganharam uma viagem de duas semanas para os Estados Unidos e os norte-americanos ganharam uma viagem para um destino internacional.
Um grupo de jurados formado por ex-participantes dos programas de intercâmbio do Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais listou os Top 40 e a própria comunidade virtual votou nos melhores vídeos. Os jurados foram o músico Toni Blackman; a atriz e fundadora do Cancer Schmancer Movement Fran Drescher; o artista gráfico Milton Glaser; o presidente da Egyptian Cultural Civic Education Organization Raafat Khalid; e o fundador e ex-diretor da New Line Cinema Bob Shaye.

Vencedores do concurso:

1. Jose Vinícius Reis Gouveia - Recife – Brasil ; 16 anos, video: Human Colours
2. Bijoy Thangaraj – Bangalore (Índia); 23 anos, video: My Culture + Your Culture = World of Wonder
3. Grant Jirka – Columbus (Nebraska/ EUA); 14 anos, video: Winning Team
4. Tim Peters - Wheaton (Illinois); 22 anos, video: A Friend in Nanjing

Os vídeos podem ser conferidos no site: http://exchanges.state.gov/news/ovc.html

Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .