Emprel faz alerta sobre possível ataque do vírus Conficker

Nesta quarta, 1º de abril, poderá ser a data de um novo ataque mundial do vírus Conficker às redes de computadores. O alerta é dos jornais The Sun (Inglaterra) e The New York Times (Estados Unidos). Mesmo sendo considerado o "Dia da Mentira" no Brasil, o risco mobilizou entidades governamentais contra um possível ataque.

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática – EMPREL, está adotando medidas de segurança da informação junto a seus usuários.

Desde a semana passada, técnicos estão realizando ações nas estações de trabalho conectadas à rede da Prefeitura, com o objetivo de garantir que todas estejam com a versão do sistema operacional Windows atualizada contra o Conficker.

Segundo o diretor de Infraestrutura de Informática da EMPREL, Luís Siqueira, o cuidado com o acesso a e-mails deve ser redobrado neste 1º de abril.

"Recomendamos todos a não abrir nenhum e-mail com proposta de compra de qualquer produto ou software. As maiores vítimas são sempre os que atendem ao convite ‘clique aqui’. Só abrir mensagens de remetentes conhecidos e confiáveis evitará grande parte dos problemas de contaminação por vírus", afirma.

No caso do Conficker, que aproveita uma vulnerabilidade do Windows para se instalar, somente o antivírus não garante ao usuário imunidade. Uma rede infectada por esse vírus espalha spams e distribui softwares destinados a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita – malware.

O Conficker usa domínios aleatórios para baixar, cada vez mais, um número maior de malware. No fim do ano passado, quando foi noticiado pela primeira vez, esse tipo de ataque chegou a controlar 1,5 milhão de computadores.

Em Pernambuco, o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/PE, foi atingido pelo vírus, prejudicando a operacionalidade do sistema.

O vírus também bloqueia o acesso a diversas palavras-chave, o que impossibilita visitar vários sites na internet, entre eles o da Microsoft que poderia ser utilizado para atualizar o sistema operacional e evitar a contaminação.

Fonte: Blog do Jamildo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .