Acessibilidade ainda é problema para idosos e deficientes que usam ônibus

Um direito básico dos idosos nem sempre é respeitado: o de viajar sentado nas cadeiras preferenciais dentro dos ônibus. Eles têm lugar reservado, mas com os ônibus lotados, pessoas mais jovens costumam ocupar essas cadeiras - e não levantam quando os mais velhos entram.
Na parada de ônibus, a aposentada Ilsina Luz da Silva reclama. Ela tem lugar reservado dentro do ônibus, mas nem sempre as cadeiras estão livres. “Já tive que andar em pé no ônibus muitas vezes”, conta. “Já tive vontade de reclamar com os jovens, que sentam no lugar dos idosos”.
As cadeiras reservadas para idosos são as que ficam na parte da frente. Deveriam ser ocupadas apenas por maiores de 60 anos, gestantes ou deficientes físicos, mas não é o que acontece.
Com dificuldade para caminhar, a pensionista Espedita Godoi de Vasconcelos nem sempre encontra lugar livre para sentar. “Agora mesmo quando eu vinha, uma senhora já velha subiu, mas tinha gente jovem nas cadeiras”, disse. “Eu ofereci a minha”.
De acordo com o gerente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Marco Ventura, em casos como este, as vítimas devem registrar a queixa. “A pessoa tem que anotar o número da linha e o número de ordem do veículo e ligar para o 0800-081-0158”, explica.
Para ele, a solução do problema passa, principalmente, pela conscientização da população. “É uma questão de reeducar e formar as pessoas”.

ACESSIBILIDADE
Os portadores de alguma deficiência física também enfrentam problemas de acessibilidade na hora de pegar o ônibus. “A dificuldade está não só no transporte, mas também no acesso aos transportes, nas calçadas e nas vias”, afirma o superintendente da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), João Maurício Rocha.
“A mudança acontece na medida em que são criados novos corredores construídos dentro das normas de acesso. É uma questão que envolve diversos atores, como os governos federal, estadual e municipal, além dos próprios cidadãos, que têm a responsabilidade de tornar suas calçadas acessíveis”.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, atualmente há 72 linhas e 87 veículos adaptados para receber pessoa com deficiência. “Estamos fazendo um esforço grande para que todas as linhas sejam adaptadas, mas precisamos contar com ajuda da população para garantir direitos dessas pessoas”, diz Marco Ventura.
Ainda assim, para João Maurício Rocha, a quantidade de linhas adaptadas ainda é insuficiente. “Os cadeirantes são os mais atingidos, mas não podemos perder de vista os idosos, que têm mobilidade reduzida, as mães com carrinho de bebê e as gestantes”.

CARTEIRA DE LIVRE ACESSO
Beneficiários das carteiras de livre têm até esta terça-feira (31) para resgatá-las na sede da Gerência Comercial do Grande Recife, localizada na Rua Carlos Porto Carreiro, 98, no bairro da Boa Vista ao lado do Colégio Contato (Pré-Vestibular).
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, quase oito mil carteiras estão prontas, aguardando o resgate por parte dos beneficiários da gratuidade. Não haverá nova prorrogação do prazo de validade e os usuários que não estiverem com a carteira nova até o dia 31 de março, não poderão circular no Sistema de Transporte Público de Passageiros utilizando a gratuidade.
Caso deseje, o usuário poderá verificar a situação cadastral de sua carteira através do site do Grande Recife. A verificação também pode ser feita através da Central de Atendimento ao Usuário do Grande Recife, pelo 0800-081-0158.
“Para requisitar a carteira, basta ir a um Centro de Referência de Assistência Social com a documentação necessária, que ele vai encaminhar o pedido à SEAD”, explica o superintendente João Maurício Rocha.
“Nós encaminhamos para o Grande Recife Consórcio e, no caso de haver algum problema, os documentos voltam para o centro, que vai orientar cada caso”.

Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .