Governo quer mudar poupança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem a possibilidade de mudar o cálculo de rentabilidade da caderneta de poupança. "Nós temos de pensar, não podemos permitir que os poupadores tomem prejuízo no Brasil, nós precisamos defender a poupança", disse, durante seminário sobre o país em Nova York. Muitos analistas têm alertado para o fato de que a tendência de forte queda da taxa básica de juros (Selic) para 11,25% ao ano beneficiará a poupança em detrimento de outras modalidades de aplicação financeira. Isso porque a poupança tem rendimento garantido por lei de 6% ao ano, mais a variação da TR.
Setores do governo já vêm discutindo o tema reservadamente, mas ontem foi a primeira vez que Lula admitiu publicamente a preocupação. O presidente afirmou que vai ter uma reunião com a equipe econômica quando chegar ao país "para ver como fica". "Vamos discutir o que vamos fazer, porque eu também não posso adivinhar".
"Mas nós já mexemos dois anos atrás, quando descobrimos que gente que tinha muito dinheiro queria pôr na poupança. E nós mexemos para garantir o investimento apenas para os pequenos, aqueles que precisam. Aqueles que têm dinheiro que façam outro tipo de investimento", afirmou.
CPF pela internet - Em até quatro meses, o contribuinte passará a atualizar dados pessoais pela internet e obter CPF em tempo real, sem esperar até duas semanas pela emissão do documento. A novidade foi anunciada ontem pelo secretário-adjunto da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. Chamado de "Webservice", o sistema está em fase final de desenvolvimento, segundo Cartaxo. Com o serviço, o contribuinte que, por exemplo, mudar de endereço ou de sobrenome, poderá alterar os dados de sua própria casa sem precisar ir aos postos da Receita.
Em relação ao CPF, o documento continuará a ser emitido nas agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A diferença é que o cartão será impresso e entregue na hora, enquanto atualmente o documento leva até 15 dias para chegar à casa do contribuinte. Hoje, para obter o documento é necessário pagar R$ 5,50 em taxas de impressão, atendimento e postagem.

Fonte: DP

1 Comentário:

Anônimo disse...

A poupança dos Brasileiros é coisa sagrada que deve ter segurança e rentabilidade, pois para muitas pessoas, que não são Grandes Empresários ou altos funcionários públicos com seus grandes salários e aposentadorias integrais garantidas pelo estado, essa poupança suada que para ter um pouco de segurança é depositada em renda Fixa (poupança, CDB da caixa ou Banco do Brasil.)está sendo ameaça pelo PT e o presidente LULA. Vejamos:
De vez em quando o presidente LULA afirma:- "Quem tem dinheiro sobrando que aplique em qualquer coisa e corra riscos."
- "Não é possivel que pessoas que não geram emprego possam ter lucro algum." Acho que ele pensa que todo mundo pode transforma-se em empresário.
O que podemos perceber é que o presidente LULA acha que quem tem poupança, para ele, é considerado especulador, pessoa que não gera emprego. Acho que ele quer que todo mundo que não é Grande Empresário ou alto funcionário público, que não tem emprego garantido quando fica mais velho e aposentadoria integral, não tenha o direito de fazer poupança segura sendo obrigado a arriscar seu dinheiro nos diversos fundos financeiros vendidos pelos Bancos, inclusive Bancos Federais, que não dão nenhuma segurança ao poupador (e que são chamados de aplicações no setor produtivo).
Acho que o PT e LULA não se preocupam com quem faz poupança e quer ver essas pessoas na miséria para que fiquem dependentes de programas como Bolsa Família e Bolsa escola etc, fazendo parte daqueles que passam a depender dos políticos para que eles mantenham o unico meio de sobrevivencia que lhes restou que são esses programas anteriormente citados.
Atualmento LULA e o PT só incentivam as pessoas a consumirem para aumentar o faturamento e o lucro das empresas. Não se fala em poupança. O problema é que quando vem a crise o lucro gerado pelo consumo dos trabalhadores que foi transformado em lucro de empresários e impostos do governo para, pagar altos salários de funcionarios públicos, não garantem o emprego e a vida de quem consumiu e não fez poupança ou que teve a sua poupança dilapidada pelas politicas do governo.
Quando vem a crise no setor publico os seus funcionários públicos tem seus empregos garantidos até conseguem reajustes salarias. Os Grandes empresários são socorridos pelo governo. Mas...
O trabalhador do setor privado que não fez poupança ou aplicou a sua nesses fundos sugeridos pelo governo como aplicações no setor produtivo, esses ficam na miseria esquecidos por todos e se tiverem mais de 40 anos então...
A Ministra Dilma como possivel sucessora do Presidente LULA apenas dara continuidade a essa Pilitica praticada pelo PT.

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .