Celpe e Procon tiram dúvidas sobre pagamento da conta de luz deste mês

Muita gente ainda tem dúvidas sobre as contas de luz que chegaram com a diferença para pagar, referente ao ano de 2005. Para esclarecer os consumidores, o Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (20) entrevistou representantes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e do Procon Pernambuco.
Neste mês, um resíduo referente a um valor que a Companhia deixou de arrecadar entre abril e outubro de 2005 será cobrado na conta de luz. A revisão tarifária é um aumento que ocorre a cada quatro anos.
Em janeiro, a Celpe colocou a cobrança de uma só vez, mas a medida foi questionada na justiça e a empresa teve que parcelar o valor em 12 vezes. Por isso, além da conta, muita gente recebeu em março um demonstrativo fiscal.
“Há uma diferença entre os papéis: o azul é a conta normal, que já vem com a parcela que deve ser paga no mês discriminado nela”, explica o gerente comercial da Celpe, Paulo Araújo.
“Já o branco é o demonstrativo fiscal, no qual o consumidor vê o valor integral do resíduo e, no verso, as parcelas que correspondem a cada mês, de abril a outubro de 2005, para entender como foi feito o cálculo da cobrança. Não é uma conta”.
De acordo com o gerente da Companhia, cerca de 1,8 milhões de consumidores receberam duas contas em março. Ele explica que uma delas se refere às cobranças dos meses de janeiro ou fevereiro, que tiveram que ser reemitidas pela Companhia.
“Os casos processados no fim de fevereiro e início de março ainda estão chegando à zona rural”, afirma Paulo Araújo. “Os dois meses cobrados serão para as pessoas que não pagaram em janeiro ou fevereiro, porque tivemos que reprocessar as contas e excluir o valor do resíduo”.
Quem não morava no imóvel na época a partir da qual foi feito o cálculo do resíduo (entre abril e outubro de 2005) deve procurar a Celpe com um documento que comprove a situação. “Pode ser um contrato de compra ou a escritura do imóvel”, explica o gerente jurídico do Procon-PE, Roberto Campos.
Ele afirma que há um guichê da Celpe no Procon para esclarecer outras dúvidas dos consumidores. “O Procon está de olho, mas até agora o consumidor pode ficar tranquilo porque a empresa está cumprindo o que foi determinado pela justiça”, afirmou.

Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .