Biografia de um sacerdote da paz

Mais do que um sacerdote, um missionário da paz. Essa, pelo menos, é a idéia que o livro “Dom Helder Camara - Um Profeta da Paz”, de Nelson Piletti e Walter Praxedes (Editora Contexto, 2008), quer transmitir aos seus leitores. A biografia mostra muito mais do que a história de um cearense que entregou sua vida, aos 22 anos, aos mandamentos de sua fé cristã. A obra ressalta, sobretudo, a importância de suas idéias, numa época em que se pregava o silêncio, que se chocavam com a filosofia do Vaticano e do sistema político, o que o impediu de receber, por três anos, o Nobel da Paz.
O livro é dividido em três partes. No primeiro bloco, intitulado “Anos Verdes”, os autores fazem uma retrospectiva da infância e adolescência de Helder, assim como as influências que sua a família tinha na Fortaleza do início do século XX, e de como esses relacionamentos determinaram os posicionamentos do futuro sacerdote. Em “Anos Dourados”, Nelson e Walter descrevem a ida de Helder para o Rio de Janeiro, os estudos, o apostolado e as primeiras disputas políticas daquele que viria a ser um dos maiores opositores do regime militar. Na última parte, “Anos Vermelhos”, os autores retratam os confrontos com a Igreja Católica e o regime militar, através das suas propostas de uma reforma marxista, que o levaram quase à morte.
Serviço“Dom Helder Camara - O Profeta da Paz”, de Nelson Piletti e Walter PraxedesEditora Contexto400 páginasPreço: R$ 49,90.
Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .