Delegacias móveis prometem fechar o cerco aos motoristas que burlam lei seca


O cerco contra os motoristas que insistem em ingerir álcool e dirigir está mais fechado a partir desta segunda-feira (29). O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou que duas vans farão as vezes de delegacias móveis para autuar em flagrante os condutores que ferirem a lei 11.705/08, a chamada Lei Seca. Os dois veículos são “equipados” com delegado, escrivão e dois agentes para dar apoio exclusivo aos 14 pontos de bloqueio que o Detran afirma que já existe na cidade. A ação é uma parceria das secretarias das Cidades e de Defesa Social.

O Detran-PE informou que as delegacias móveis serão requisitadas pelos agentes e seguirão para o local do flagrante. “Assim, o delegado pode efetuar, na hora, o Boletim de Ocorrência (BO) e, se for o caso, encaminhar o infrator direto para a prisão”. A medida é pioneira no país. A idéia é dar mais agilidade às blitzes – já que os departamentos de trânsito de todo país estão recebendo críticas a respeito do relaxamento nas fiscalizações.

Em Pernambuco, pelo menos de acordo com os números do Detran, não houve esmorecimento: nos últimos cinco meses, o número de viaturas duplicou, chegando a 16 carros, e o número de etilômetros foi quadruplicado. Tudo dentro da campanha que tem como slogan: “Seja legal, se beber não dirija”. Também foi anunciado nesta manhã que 20 novos agentes estão sendo capacitados para compor o quadro do Detran, que agora conta 70 fiscais.

De acordo com a lei federal 11.705/08, quem for pego dirigindo após ter ingerido bebida alcoólica está sujeito à multa de R$ 957,70 e pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses.

Fonte: DP

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .