SEAD lança página eletrônica acessível para pessoas com deficiência

Foi lançado hoje, às 9h, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau. As pessoas com deficiência agora contam com mais duas ferramentas de inclusão social. Trata-se da página eletrônica http://sead.sedsdh.pe.gov.br e da Cartilha Pernambuco Pra Todos. Os novos canais de comunicação do Governo de Pernambuco têm como objetivo oferecer para essa população orientação e prestação de serviços com comodidade e segurança. A iniciativa é da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência(SEAD), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos.
O lançamento foi hoje, às 9h, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, no bairro das Graças, Recife/PE. Nos dias 11 e 16 do corrente mês, o evento será replicado, respectivamente, nos municípios de Caruaru e Petrolina. Na ocasião, os convidados receberão um exemplar impresso da cartilha, além de uma cópia em Braille e um CD contendo versões em áudio, letra ampliada e PDF.
Para navegar, os interessados devem baixar gratuitamente, no próprio site, os programas DOSVOX ou NVDA. Entre os conteúdos, constam informações sobre o direito à acessibilidade, à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer e ao transporte. No campo serviços, são disponibilizados dados para consulta e procedimentos para obtenção de benefícios como carteira de livre acesso ao transporte coletivo, concessão gratuita de órteses e próteses, terapias de reabilitação, endereços e telefones úteis, legislações, links afins, entre outros. “Tais produtos são mais que meras peças de comunicação. São ferramentas de acesso às políticas públicas, aos direitos, enfim, à cidadania”, avalia o superintendente da SEAD, João Maurício Rocha. O novo serviço deve beneficiar diretamente cerca de 17,24% da população do estado, ou seja, 1.379 milhão de pernambucanos com deficiência identificados pelo Censo do IBGE-2000. Contundo, superintendente garante que o canal eletrônico foi criado apenas para agilizar e complementar o atendimento e não com a pretensão de substituir a relação social entre o órgão e seus usuários. “Cada indivíduo traz especificidades que só o atendimento direto é capaz de acolher”, afirma.
Durante o lançamento, estiverão presentes o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim dos Santos, o superintendente da SEAD, João Maurício Rocha, o presidente da Associação Pernambucana dos Cegos(APEC) e integrante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência(CONED), Antônio Muniz da Silva, o gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Recife, Antônio José do Nascimento e o coordenador Executivo da Faculdade Maurício de Nassau, Sérgio Murilo Júnior. Outras autoridades e representantes de diversos segmentos foram convidados para o evento. “Mesmo sendo voltado para as pessoas com deficiência e seus familiares, a página deve interessar a todos os cidadãos preocupados com a construção de uma sociedade justa e inclusiva”, conclui Rocha.

Fonte: pernambuco.com

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .