Cinco municípios detêm 58% do PIB de Pernambuco

Em Pernambuco, cinco municípios da Região Metropolitana foram responsáveis por reter 58,02% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2006. São eles: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Olinda. Mas, apesar de concentrarem mais da metade das riquezas, essas cidades correspondem a apenas 32,88% da população de todo o Estado. Vale o destaque em especial para o Recife, que “abocanhou” 33% do PIB no período citado. A informação foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já os municípios do Interior que obtiveram melhores resultados em relação ao PIB foram Petrolina, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Goiana. Juntos, eles somam 9,53% do Produto Interno Bruto e representam 10,27% da população do Estado. O IBGE também afirma que, entre 2002 e 2006, não houve grandes modificações no que toca à renda gerada pelos municípios, o que já demonstra uma forte concentração de riquezas nas principais cidades que vêm resistindo à passagem dos anos.
Outro dado que comprova a desigualdade em Pernambuco é a constatação de que 32 dos 185 municípios pernambucanos em 2006 responderam por aproximadamente 82% do PIB de todo o Estado. Essas cidades comportam 64% de toda a população.

NORDESTE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também revelou que, em 2006, a renda gerada por apenas quatro municípios – Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Luiz (MA) – correspondeu a 24,5% de toda a renda da Região Nordeste. E não é só em Pernambuco que o PIB está concentrado em poucas regiões. Na maioria dos estados nordestinos, os cinco maiores municípios capitalizaram mais do que 50% do PIB estadual. Somente a Bahia, com 48%, tornou-se exceção.


Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .