NE terá 11 institutos federais

Lula sancionou ontem a lei que cria 38 unidades de ciência e tecnologia. Com a aprovação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia distribuídos em todo o País foi sancionada ontem. A Região Nordeste é disparada a área que ostenta os números mais elevados em relação à implantação das unidades. Os nordestinos foram contemplados com 11 institutos, gerando algo em torno de 130 mil vagas nos campis dos estados correspondentes. A Bahia é a maior contemplada na Região, contando com dois institutos, o que vai resultar em 30 mil vagas para os alunos. Já Sergipe terá um instituto e cerca de sete mil vagas, ficando na última colocação.
Logo após o Nordeste, a Região Sudeste surge como a mais beneficiada, com nove institutos federais e 88 mil vagas nos campis. O Norte do Brasil ficou com sete institutos e 52 mil vagas. O Sul contou com seis institutos e terá 57 mil vagas. Por fim, o Centro-Oeste aparece com cinco institutos e 41 mil vagas. Trocando em miúdos, os institutos aumentam o número de vagas em cursos técnicos de nível Médio, em Licenciaturas e em cursos Superiores de Tecnologia. Eles integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
As unidades foram planejadas a partir da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades. Em princípio, os institutos são criados com 168 campis e a projeção é de que cheguem ao ano de 2010 com 311. No mesmo período, a expectativa é de que as vagas sejam ampliadas de 215 mil para 500 mil.
Os institutos terão inserção na área de pesquisa e extensão e desfrutam de autonomia, nos limites da área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos e para registrar os diplomas. Ainda exercem o papel de instituições certificadoras de competências profissionais. Cada unidade é organizada em estrutura com vários campi e proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria.
“Estamos oferecendo ao país um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica, aproveitando o potencial da rede existente. Os institutos responderão de forma mais ágil e eficaz às demandas crescentes por formação de recursos humanos, difusão de conhecimentos científicos e suporte aos arranjos produtivos locais”, explicou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco.

Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .