Governador resolve impasse da Alepe

Coutinho foi reeleito e Aglailson teve que aceitar a terceira secretaria


Em uma manobra feita, literalmente, na última hora, os deputados estaduais conseguiram convencer Aglailson Júnior (PSB) a retirar sua candidatura à primeira-secretaria da Assembléia Legislativa, garantindo a chapa única que foi eleita para a Mesa Diretora. O acordo foi sacramentado no gabinete do governador Eduardo Campos (PSB), às 14h30, apenas uma hora antes da votação. Para desistir do segundo cargo mais importante da Assembléia, Aglailson ganhou, em troca, a contragosto, a terceira-secretaria, que tem peso menor. Indicado para o posto, André Campos (PT) concordou em trocar o espaço na Mesa pela presidência da mais importante comissão da Casa, a de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ) - que ficará vaga com a saída de José Queiroz (PDT) que assumirá a Prefeitura de Caruaru.
Apesar de não ter conseguido a unanimidade entre os 49 parlamentares, a chapa única foi eleita sem problemas. Com 46 votos, o atual presidente, Guilherme Uchoa (PDT), foi reconduzido ao cargo. O mesmo aconteceu com o primeiro vice-presidente, Izaías Régis (PTB), que teve 45 votos. Votado por 47 colegas, Antônio Moraes (PSDB) ganhou a segunda vice-presidência. João Fernando Coutinho (PSB) foi reeleito, com 47 votos, para a primeira-secretaria. Na segunda secretaria, Sebastião Rufino (DEM) foi o mais votado, com 48 votos. Já Aglailson Júnior teve o aval de 47 colegas, enquanto que Manoel Ferreira (PR), eleito para a quarta-secretaria, teve 44 apoios. A nova Mesa tomará posse em fevereiro de 2009.
Como a hora da votação se aproximava sem que Aglailson recuasse, o governador teve de entrar em cena. Ele convocou os dois correligionários para uma reunião no Palácio - da qual também participaram o presidente estadual do PSB, Milton Coelho, Guilherme Uchoa, o secretário de Relações Institucionais, Sileno Guedes (PSB), o ex-secretário Ettore Labanca (PSB), o pai de Aglailson e ex-prefeito de Vitória de Santo Antão, José Aglailson (PSB), e André Campos.
Após o petista ter aceitado a troca, Eduardo teria virado-se para os dois correligionários e disparado: “Agora vocês se resolvam”. Em seguida levantou-se e saiu do gabinete. Aglailson, que já tendia a ceder, tomou a decisão após pedido do pai.

Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .