Grande maioria das urnas deve estar apurada até às 22h do domingo

Cerca de 128 milhões de eleitores vão às urnas nas eleições municipais deste domingo. Eles poderão votar das 8h às 17h, com título eleitoral em mãos ou documento com foto - neste caso, desde que saiba qual a sua seção de votação. Este ano, os eleitores devem escolher apenas prefeito, vice e vereador, mas, para evitar qualquer confusão, é permitido levar uma "cola eleitoral", com os nomes e os números dos candidatos. Vale lembrar que a urna é totalmente inviolável e o voto, absolutamente secreto, como garante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Se você tem dúvida onde é o seu local de votação, digite o numero do seu título de eleitor no site, no site do TSE, clicando aqui Para quem não tem o número do título, o site oferece uma busca pelo nome do eleitor.
Estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito em 5.563 municípios brasileiros e mais de 52 mil cadeiras de vereador. Levantamento preliminar do TSE revela que 380 mil candidatos se registraram, para os três cargos. Neste pleito não votam os eleitores com domicílio eleitoral no Distrito Federal e no exterior. No Distrito Federal, os administradores regionais – das cidades satélites – são nomeados pelo governador.
Nos municípios com mais de 200 mil habitantes, o segundo turno está marcado para o dia 26, também um domingo, conforme estabelece a Constituição, para os executivos federal, estaduais e municipais, quando os votos do primeiro turno não ultrapassarem 50% do total. Apenas 74 municípios em 23 estados têm mais de 200 mil habitantes, o que habilita essas cidades à eleição dos prefeitos em segundo turno. Somente os estados do Acre, Roraima e Tocantins não têm municípios com população acima desse total.
Na última eleição para prefeitos e vereadores, em 2004, havia 68 municípios com população acima dos 200 mil habitantes, sendo que em 44 deles ocorreu segundo turno para decidir a eleição.
De acordo com o TSE, a apuração começa às 17h, logo depois do encerramento das votações, e a expectativa é de que por volta das 22h a maior parte das urnas em todo o país estejam apuradas.


Fonte: Agência O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .