Tudo está pronto para a eleição em Pernambuco


Mais de seis milhões de eleitores, em Pernambuco, vão às urnas no próximo domingo (5) para escolher os novos prefeitos e vereadores. São mais de 18 mil seções eleitorais distribuídas em todo o estado. Desde 1996, o sistema de votação nas capitais brasileiras é através da urna eletrônica. A partir do ano 2000, todos os municípios do País passaram a votar de forma eletrônica.
Apesar disso, muitos ainda têm dúvidas sobre o processo. O assessor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, explica que as urnas – que começaram a ser distribuídas para os locais de votação nesta manhã – serão liberadas pelos mesários na manhã do domingo.
“Depois de liberadas, o processo começa quando o mesário digita o número do eleitor na máquina que fica em sua mesa. Ao chegar na cabine, o eleitor vai encontrar cinco espaços piscando que correspondem ao número do candidato a vereador que deve ser digitado. Vai aparecer a foto do candidato e o eleitor deve confirmar apertando a tecla verde”, orienta Lemos.
“Caso não apareça a foto do seu candidato, deve apertar a tecla laranja, que é o Corrige, e digitar o número novamente”, salienta o assessor do TRE. Depois de vereador, vem o voto para prefeito. “Dessa vez, são apenas dois números e vai aparecer, além da foto do candidato, a do vice, uma novidade deste ano”, afirmou Orson.
“Para evitar problemas e demora na hora do voto, o TRE recomenda que o eleitor leve num papel os números dos candidatos ou até o santinho que é distribuído. Não há problema nenhum ir com a chamada cola para a cabine de votação”, disse.
O tempo estimado pelo TRE para a votação é de, aproximadamente um minuto. “São apenas dois candidatos, acredito que não deva demorar muito”, afirmou Orson Lemos. “Em todo o caso, se houver demora ou dúvidas por parte do eleitor, o mesário não pode ir até a cabine, mas apenas dar algumas orientações técnicas para ajudar a concluir seu voto”, ressaltou.
Celulares e câmeras nas cabines também estão proibidas nas cabines. “Para evitar fraudes e intimidações aos eleitores”, esclareceu Orson lemos. A votação acontece entre 8h e 17h do próximo domingo. Neste dia, o consumo e a venda de bebida alcoólica estão proibidos, assim como distribuição de santinhos e boca de urna.
JUSTIFICATIVA
Quem não estiver em sua zona eleitoral e não puder ir votar no próximo domingo precisa justificar o voto. “Não pode votar em outra seção porque cada urna está programada para receber, exclusivamente, os votos daquela seção”, explicou o assessor do TRE, Orson Lemos.
A justificativa é feita através de um formulário que pode ser encontrado em qualquer seção eleitoral. Basta preenchê-lo e entregar ao mesário.
Para quem não sabe qual o local de votação porque perdeu o título ou porque o prédio em que vota foi alterado, o TRE disponibiliza essa informação através do disque-eleitor, que atende pelo número (81) 4009.9400.
“É preciso estar com o número do título de eleitor em mãos”, disse Lemos. “Em caso de mudança de local de votação, o TRE colocou faixas nos antigios locais informando onde seriam instaladas as novas seções”, informou.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .