Três urnas serão auditadas em votação paralela no Estado

Para comprovar a segurança da urna eletrônica, o TRE-PE realizará uma votação paralela. A iniciativa consiste no sorteio de três urnas (uma do Recife e duas de qualquer outro município) para serem auditadas no dia das eleições. O sorteio das urnas acontecerá na manhã deste sábado (4), véspera das eleições.

"A partir daí elas serão trazidas para o TRE, a fim de receber os votos dos funcionários que estiverem de plantão no domingo", explicou o secretário de Tecnologia da Informação Acácio Leite. Toda a votação será filmada. Depois de concluída, o resultado de cada urna será comparado com o número de votos dado para cada candidato. "Será uma votação real. Queremos ter certeza de que todos os votos que são registrados na urna são compuatados", frisou Leite.

Este é mais um mecanismo encontrado pela Justiça Eleitoral para dar credibilidade ao sistema de voto eletrônico, usado pela Justiça Eleitoral brasileira desde as eleições gerais de 1996. Em 2008 o procedimento está regulamentado pela Resolução TSE 22.714/08, que dispõe também sobre a assinatura digital e a lacração dos sistemas, conjunto de procedimentos que tem o objetivo de dar transparência e segurança a todo o processo.

A urna eletrônica passou a ser usada em todos os municípios do País nas eleições de 2000. A tecnologia brasileira é exemplo de segurança para todo o mundo. Neste ano, representantes de seis países estarão no Brasil para analisar a utilização do equipamento.

Nas eleições 2008, três cidades brasileiras estão testando a urna biométrica, que utiliza a digital do eleitor para a identificação pessoal.


Fonte: JC OnLine

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .