Mais de seis milhões de pernambucanos vão às urnas neste domingo

Neste domingo (5), mais de seis milhões de pernambucanos poderão comparecer às urnas para escolher os prefeitos e vices das cidades, além de vereadores. Ao todo são 510 candidatos às prefeituras e 12700 aspirantes a uma das cadeiras nos legislativos municipais.
A votação ocorre entre as 8h e 17h. O eleitor deve comparecer a seção eleitoral onde está cadastrado com o título de eleitor ou um documento oficial com voto (carteira de identidade, trabalho, motorista ou passaporte). O TRE recomenda que as pessoas levem anotados os nomes e números dos candidatos para aglizar o processo de votação.

Primeiro, o eleitor terá que digitar os cinco números do vereador e confirmar. Para votar só na legenda, bastar clicar apenas os dois primeiros números. Depois, segue-se a votação para prefeito, quando deve ser digitado dois números. Se o eleitor errar, precisa aperta a tecla corrige e digitar os números corretos. A urna eletrônica emitirá um som ao final da votação. Vale salientar que os mesários não poderão entrar na cabine de votação nem ajudar o eleitor na esolha dos candidatos.

De acordo com o TRE, 20.971 urnas eletrônicas serão usadas nas Eleições 2008. Em Recife são 3.129. O número inclui as urnas reservas, que chega a 9% do contigente. Caso alguma falhe, o presidente da seção irá acionar um técnico para analisar a necessidade de substituição.

Nenhuma propaganda eleitoral será permitida neste domingo, inclusive a boca-de-urna. As pessoas que estiverem fazendo boca-de-urna serão presas em flagrante. A punição nestes casos é a detenção pelo período de seis meses a um ano e a aplicação de uma multa que varia entre R$ 5300 e R$ 16 mil.


Fonte: JC OnLine

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .