OAB de Pernambuco faz campanha contra político com ficha suja

A Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) vai aproveitar as eleições de domingo (5), em Recife, para colher assinaturas a favor da campanha contra a candidatura de políticos com "ficha suja". O ato faz parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne mais de 40 entidades, entre elas a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A OAB pernambucana também vai ajudar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado a fiscalizar a boca de urna.
O presiente da OAB-PE, Jayme Asfora, afirmou que a idéia é aproveitar o momento em que o eleitor estará, necessariamente, com o título em mãos e fazer com que ele participe do movimento. "Vamos aproveitar o domingo, quando os eleitores estarão munidos dos títulos para colher assinatura. O movimeto de combate à corrupção eleitoral já possuiu mais de 350 mil assintauras e precisamos de mais", disse. "A sede da Ordem ficará aberta durante todo o domingo e, além disso, vamos colocar postos nos locais de votação para que o eleitor possa assinar o documento", acrescentou.
De acordo com Asfora, a assinatura dos eleitores de todo país servirá de base para que as entidades idealizadoras do movimento ingressem no Congresso Nacional com o projeto de lei que altera a legislação que trata da inelegibilidade. "Precisamos de 1,3 milhão de assinaturas para protocolar o projeto de iniciativa popular.
Queremo modificar a lei e tornar inelegíveis aqueles cidadãos que tenham condenações, em primeira intância, por improbidade e também crimes contra à vida.
"O presidente da OAB de Pernambuco ressaltou que não é justo um pretendente a uma vaga no serviço público precisar comprovar sua idoneidade, apresentando certidões negativas de que nunca cometeu crimes e um poítico, que irá assumir uma grande responsabilidade, não seja cobrado. "Só mudando a lei poderemos impedir que políticos com ficha suja sejam candidatos", acrescentou Asfora.
Ele informou também que a Ouvidoria da OAB pernambucana vai funcionar durante todo o domingo para receber denúncias de boca de urna. "A boca de urna, além de ser ilegal, deseqilibra o jogo. Ela propicia o abuso do poder econômico e a compra e venda do voto", disse Asfora.
Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .