Prefeitos eleitos vão começar semana caindo na real

Passada a auforia da vitória e encerrando as festas com várias carreatas por todas as regiões do estado hoje, os prefeitos eleitos vão começar a semana caindo na real, tamanho o desafio que os espera. Apesar da relativa melhoria da economia do estado e da enorme expectativa positiva para os próximos anos com os investimentos estruturadores em Suape, o cotidiano ainda é de muitas dificuldades. A máxima de ter que ficar com o "pires na mão" para conseguir recursos, seja no Recife ou em Brasília, deve continuar fazendo parte do cotidiano dos administradores. As intenções da gestão de Eduardo Campos (PSB) são boas, mas a interiorização do desenvolvimento não se fará por obra de apenas um governo e o ritmo ainda está lento neste sentido. Até porque precisa de tempo para associar a qualificação da mão-de-obra para as novas demandas de trabalho, como está acontecendo em Vitória de Santo Antão com a chegada de uma unidade da Sadia e, em Bom Conselho, com a Perdigão. E estes municípios são honrosas exceções em matériade novos horizontes de geração de emprego, além da região metropolitana. Mais de 150 dos 184 municípios de Pernambuco sobrevivem, ainda, quase que exclusivamente, dos repasses constitucionais do governo federal, muitos sem a mínima capacidade de arrecadação própria. Sem investimentos pesados e sérios em educação para preparar os jovens e reciclar os adultos na obtenção de mais resultados seja na agropecuária ou em outras atividades, os prefeitos ficarão repetindo a máxima assistencialista e contribuindo para perpetuar as desigualdades que maculam as oportunidades do povo sofrido de Pernambuco. Este é um trabalho de todos os cidadãos e que deve ter a adesão objetiva de entidades municipalistas como a Amupe, em Pernambuco, e a Frente Nacional dos Prefeitos, atualmente presidida pelo prefeito do Recife João Paulo (PT). A contribuição efetiva deve vir com o estímulo a qualificação dos novos gestores para assegurar um planejamento mínimo (fiscal e orçamentário) capaz de criar condições para manutenção da máquina pública voltada para as prioridades de cada local.
Transição // Sem regras para definir os passos da transição existe mesmo o risco de perdedores tentarem atrapalhar o planejamento dos novos prefeitos. O conselheiro do TCE, Valdecir Pascoal, adverte para necessidade de ser criar uma lei federal com normas claras e objetivas para o ritual da passagem de governo.
Expressão // Apesar de ter reduzido o número de vereadoras eleitas no estado, foram 244 na eleição passada e 207 este ano, ocorreram vitórias expressivas. Como a da enfermeira Maria do Carmo, primeiro lugar em Tabira, no Sertão, com 1.153 votos. Marinheira de primeira disputa, ela se mudou do Recife, onde trabalhava, e com uma ação intensiva de porta-a-porta convenceu seus conterrâneos das suas propostas e atingiu seu objetivo.
Recordista // Reeleito em Paulista, Yves Ribeiro (PSB), confirma o título de maior prefeito itinerante do Brasil com quatro mandatos seguidos (em 16 anos). Como já tinha sido prefeito de 1983 a 1988 e vai continuar até 2012, chegará a 26 anos no cargo em três cidades Itapissuma, Igarassu e Paulista. Aproveita brechas da legislação e rasga o estatuto da reeleição, que permite a recondução só para um segundo mandato.
"Seguidores" // Os que tentaram seguir Yves Ribeiro na intenção de se "perpetuar" na cadeira de prefeito se deram mal nas urnas. Zé da Luz (PSB), trocou Caetés por Garanhuns e perdeu e Jairo Pereira (PSDB) renunciou em São Lourenço e acabou amargando um terceiro lugar em Camaragibe.
Cristãos-novos // O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) recomeça amanhã as romarias de prefeitos ao Palácio do Campo das Princesas. Irá para audiência com os cristãos-novos governistas, os irmãos Jandelson (Escada), Jadeildo Galego do Gás (Primavera) e Jânio Gouveia (Amaraji), ex-mendoncistas.
Cachoeirinha // Os campeões de voto para vereador em vários municípios do estado se animam para disputar as prefeituras em 2012. É o caso do jovem vereador Eduardo de Delino, que teve 1.196 votos em Cachoeirinha, no Agreste.
Inserção // Recife foi a capital de maior expressão política onde o PT venceu no primeiro turno. Este feito abre para João da Costa, novos espaços no PT nacional e deve contribuir para melhorar a inserção de João Paulo junto à cúpula da sigla.
Vôo // A liderança nos votos para vereador no Recife pode fazer de André Ferreira (PMDB) candidato a deputado federal em 2012. Os 15 mil votos animam o jovem evangélico, que faz dobradinha com o pai, o deputado estadual Manoel Ferreira(PR)


Fonte: Pedro Marins. - Diario Político

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .