
A pesquisa que resultou no enredo durou cerca de dez meses. Segundo o presidente da Mancha Verde, Paulo Serdan, a escolha de Pernambuco como tema ocorreu após um encontro com o secretário de Cultura do Estado, Ariano Suassuna (personalidade homenageada pela escola no Carnaval 2008). "Nós ficamos encantados com Pernambuco. É uma honra poder prestigiar toda essa diversidade, essa cultura popular preservada. É a primeira vez que uma escola de samba paulista faz um desfile tão grande. Acho que este é o ano que vamos brigar com vantagem pelo título", ressaltou Serdan.
Pelo menos dois representantes dos folguedos da folia pernambucana devem participar do desfile. A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo, destaca que o principal objetivo do convênio firmado com a G.R.E.S Mancha Verde é difundir os típicos carnavais de todo o Estado.
"Para abrilhantar o cortejo, a escola de samba vai falar não só das matrizes regionais, como o Maracatu de Baque Solto, de Nazaré da Mata (Zona da Mata pernambucana), os papangus de Bezerros (no Agreste pernambucano), e tantos outros, como também da própria cena musical, a exemplo de Lenine e Alceu Valença", adianta Luciana.
A escola desfila na sexta-feira de Carnaval (20 de fevereiro). O cortejo durará aproximadamente 65 minutos e será dividido em seis setores: Desbravadores do Mar, fazendo referência à chegada dos portugueses ao Brasil; Precursores Históricos e a Formação da Identidade Cultural, sobre o ciclo do açúcar; Manifestações Folclóricas; Artesanato Popular e a Arte Erudita; Influência Cultural no Cenário Nacional, sobre os artistas pernambucanos e movimentos influentes no Brasil; e Para tudo acabar na Quarta-feira, sobre o Carnaval pernambucano.
Fonte: FolhaPE
0 comentários:
Postar um comentário
Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .