Dilma Rousseff assina ordem de serviço de obras da refinaria em Suape


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vem a Pernambuco nesta sexta-feira para a inauguração da segunda etapa das obras da refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial e Portuário de Suape. A refinaria vai entrar na fase de construção e montagem, com a instalação da sua casa de força, um investimento de R$ 966 milhões e com capacidade para gerar até 2,8 mil empregos. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O evento deve começar às 19h e está previsto para terminar às 20h30. Dilma chegará de Brasília por volta das 18h30, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre, de onde seguirá, de helicóptero, para Suape. Vai sobrevoar o local onde está sendo construída a refinaria, um terreno de 630 hectares, e, em seguida, seguir de carro até o canteiro de obras.
A idéia de visitar o canteiro de obras da refinaria à noite foi do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). É uma forma que ele encontrou de mostrar à ministra que o projeto está andando em Pernambuco e que as obras não param nem de madrugada.
A preocupação de Eduardo e a vinda de Dilma têm interesses em comum. Ambos estão pavimentando os caminhos que os levarão à eleição de 2010. Ter a refinaria da Petrobras concluída dentro do prazo previsto – funcionando parcialmente em agosto de 2010 – será um ponto a favor de Eduardo, que quer reunir argumentos que banquem a sua reeleição no estado.
Já Dilma – que é a favorita do presidente Lula para sucedê-lo na Presidência da República – precisa dar celeridade aos projetos do PAC e executar o máximo possível do programa, para firmar sua marca de gestora de um projeto bem sucedido, apesar dos tempos de crise econômica.
Será a primeira visita da ministra a Pernambuco este ano. Também, a primeira aparição dela no estado depois da plástica que lhe conferiu um visual mais jovem. Esforços que fazem parte do seu processo de aproximação com o eleitor.
O ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), que já declarou que será um “soldado” a serviço da campanha eleitoral de Dilma, estará no evento, a convite do governador. Há rumores de que, após assinar as ordens de serviço em Suape, a ministra siga para alguma praia do Litoral Sul, para aproveitar o fim de semana nas águas mornas no estado.
PAC
Hoje, a ministra Dilma Rousseff participou de uma videoconferência com os prefeitos e secretários municipais das cidades que têm operações do Programa de Aceleração do crescimento (PAC) em parceria com a Caixa. Em sua mensagem aos prefeitos, Dilma reforçou a importância de todos estarem comprometidos com a execução do PAC em 2009. Também aproveitou para tomar providências para iniciar as obras que ainda não saíram do papel.

Fonte: DP

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .