Uso da Casa do Governador será tema de audiência pública

Com a intenção de preservar o meio ambiente na praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado, o promotor Salomão Aziz Filho realizará uma audiência pública no dia 12 de fevereiro, às 14h, no Salão do Tribunal do Júri de Ipojuca, tendo como tema "a utilização comercial da Casa do Governador" e demais reformas estruturais realizadas em Porto de Galinhas: conseqüências ambientais e desenvolvimento sustentável. No encontro estarão presentes representantes da Procuradoria do Estado, da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), do grupo português TDGP empreendimentos imobiliários hoteleiros S/A e a comunidade. O grupo vai discutir sobre as conseqüências da realização de grandes obras na região.
Segundo o promotor, essa é a primeira audiência de muitas que deverão ser feitas como forma de fiscalização dos empreendimentos realizados em Porto de Galinhas. Inicialmente serão coletadas informações sobre a construção de um complexo hoteleiro, a ser realizada pelo grupo TDGP, no terreno da Casa do Governador e do complexo viário Porto/Maracaípe. Para Salomão Aziz, a realização de tais obras é um tema de interesse público e por isso deve ser tratado com cautela. Segundo ele, neste primeiro encontro irão ser colhidas as informações sobre as obras que serão realizadas, tanto no terreno da Casa do Governador como na estrada que liga as duas praias para saber quais serão as conseqüências para o meio ambiente.
Para o promotor, a realização da audiência, além de preservar o desenvolvimento sustentável da região e dar uma satisfação aos moradores locais, é uma forma de demonstrar a preocupação do MPPE com o desenvolvimento de Porto de Galinhas.
Aziz ainda informou que, mesmo antes da audiência, a CPRH já apresentou um ofício dizendo que foi realizada uma análise técnica preliminar onde foi concluído que a área está compatível para a construção de um complexo hoteleiro. A agência ainda informou que, apesar da compatibilidade do local, a obra só poderá ser realizada após ser feito o pedido de licença para a construção.
A Casa do Governador, como o terreno ficou conhecido por comportar a casa de veraneio dos governadores de Pernambuco, foi vendida no final da gestão do governo de Jarbas Vasconcelos. Agora o grupo português TDGP Empreendimentos Imobiliários Hoteleiros S/A pretende construir um complexo hoteleiro no local, aproveitando as obras do projeto do complexo viário Porto/Maracaípe feitas pelo Governo do Estado. O terreno fica localizado entre as duas praias e atualmente só é ocupado por uma vasta plantação de coqueiros.

Fonte: MPPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .