Lançada cartilha que explica o be a bá da aposentadoria

Os trabalhadores e os aposentados contam agora com um manual prático para tirar as dúvidas relacionadas aos benefícios da Previdência Social.O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) lançou um cartilha com os conceitos básicos do Regime Geral de Previdência Social gerido pelo INSS. Na publicação é possível tirar dúvidas sobre os tipos de benefícios, verificar quem tem direito a cada um dos quatro tipos de aposentadoria, conferir a documentação necessária para se aposentar, e fazer os cálculos sobre as revisões e o reajuste dos benefícios. O objetivo da cartilha, que pode ser obtida gratuitamente pela internet www.ibedec.org.br, é dar subsídios às pessoas antes que elas se desloquem aos postos de atendimento do INSS para se aposentar.
A idéia de disponibilizar a cartilha surgiu da forte demanda de aposentados ao Ibedec, cuja sede fica em Brasília. De acordo com Jorge Faiad, advogado do órgão, a maioria das pessoas que recorrem ao Ibedec são carentes de informações sobre a situação previdenciária e como fazer para obter os benefícios. Segundo ele, as dúvidas em geral se referem aos cálculos do valor da aposentadoria, o direito à revisão e sobre os requisitos para obtenção do auxílio doença e a aposentadoria por invalidez. "Trata-se de um manual didático para que qualquer pessoa possa compreender as informações oficiais extraidas da lei e dos regulamentos do INSS", explica.
Na primeira edição da cartilha o Ibedec focou nas questões básicas, como os conceitos da Previdência Social, os tipos de benefícios do Regime Geral e o detalhamento dos quatro tipos de aposentadoria que são concedidos pelo INSS (por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e aposentadoria especial). Além disso, a cartilha informa os tipos de carência para obter cada tipo de aposentadoria, o rol de documentos necessários, e fornece informações sobre os canais de acesso ao INSS, como a Central 135, o Prevfone e as Agências da Previdência Social.
Jorge Faiad orienta as pessoas consultarem a publicação do Ibedec antes de agendar o atendimento no INSS. Segundo ele, a falta de informação sobre os direitos, os tipos de benefícios, as carências necessárias e o rol de documentos exigidos são fatores que retardam a concessão dos benefícios e fazem com que o segurado tenha que comparecer várias vezes aos postos do INSS. "É uma forma de possibilitar que os trabalhadores e aposentados não fiquem só nas mãos do governo e do INSS. Eles mesmos podem se inteirar e correr atrás dos seus direitos da forma mais eficaz possível", resume.

Serviço - Onde conseguir a cartilha
Site - www.ibedec.org.br/cartilhas
Pelo telefone - 0613345-2492


Fonte: DP

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .