SP entregará kit escolar a alunos com deficiência visual

O governo do Estado de São Paulo irá distribuir 1.250 kits escolares a alunos da rede pública com deficiência visual. O material é adaptado a estudantes cegos ou que tenham visão subnormal, que correspondem a 450 e 800 alunos na rede estadual de ensino público, respectivamente. Os kits serão entregues no começo do ano letivo de 2009 e custaram R$ 40 mil, investimento previsto no orçamento estadual destinado à Secretaria da Educação.
"É um material especialmente adaptado às dificuldades desses alunos, que podem conviver com outros estudantes da rede pública em pé de igualdade", explicou a diretora do Centro de Atendimento Pedagógico Especializado (Cape), Maria Elisabete Costa. "A convivência entre os diferentes é saudável ao deficiente e aos outros estudantes. Por meio dos kits, podemos agregar valor a essa relação.

Os estudantes com deficiência visual receberão os mesmos kits distribuídos a todos os alunos da rede pública, que contêm lápis cadernos e mochila, com a inclusão de acessórios especiais, como folhas e máquina para escrever em braile, esquadros e soroban para cálculos geométricos e estantes para leitura. "A máquina de assinatura é utilizada para que os alunos com deficiência visual aprendam a assinar o nome. A estante para leitura auxilia o aprendizado em braile", afirmou Costa.

Segundo a Secretaria da Educação, o número de alunos deficientes que estudam na rede pública estadual de ensino vem crescendo nos últimos anos. "Com exceção de algumas instituições de ensino privadas, as escolas do Estado contam atualmente com 1.240 professores especializados em alunos deficientes", contou Costa. "Desde os anos 90, vem se investindo em cursos de capacitação de professores para que atendam alunos especiais". Segundo a assessoria da secretaria, a previsão do Estado é de que o número de professores que atendem alunos com deficiência aumente nos próximos anos.

O que há em cada kit adaptado

Alunos cegos:

08 lápis; 02 Canetas hidrográficas (cor preta); 02 Borrachas; 01 Apontador de lápis; 01 Assinador - Guia para Assinatura APEC; 01 Soroban; 01 Estante para leitura em, braile; 01 Caneta hidrográfica colorida (jogo c/ 12 unidades); 01 Papel sulfite especial (pacote com 200 folhas).

Alunos com visão subnormal:

08 lápis; 02 Canetas hidrográficas (cor preta); 02 Borrachas; 01 Apontador de lápis; 01 Assinador - Guia para assinatura; 01 Soroban; 01 Estante para leitura em braile; 01 Caneta hidrográfica colorida (jogo c/ 12 unidades); 01 Papel sulfite especial (pacote com 200 folhas); 01 kit adaptador de desenho geométrico (régua, compasso, transferidor, esquadros)

Fonte: AE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .