Califórinia - Norte-americana dá à luz oito

Uma mulher norte-americana deu à luz oito crianças na última segunda-feira, na cidade de Bellflower, Califórnia. A mãe, que não teve o nome e idade revelados, teve seis meninos e duas meninas de um parto cesariana. Apenas dois dos bebês precisaram de ajuda de respiradores, mas até ontem à noite, o estado de saúde deles era considerado bom pelos médicos da clínica Kaiser Permanente, onde aconteceu o nascimento.
A expectativa dos médicos é que as crianças - que pesam entre 1,5 kg e 2kg sobrevivam, mas enfatizam que as primeiras 72 horas são cruciais. "Os bebês estão evoluindo impressionantemente bem, mesmo assim teremos que prestar muita atenção e ter muito cuidado nos próximos dias", disse a neonatologista do hospital, Mandhir Gupta, em entrevista publicada ontem pelo jornal Los Angeles Times. Ainda segundo ela, as crianças devem passar dois meses no hospital, já a mãe deve receber alta na próxima semana.
A mãe só veio conhecer os filhos ontem à noite. Até então, só havia visto seus oitobebês por fotografias. Apesar de o caso ter virado notícia e ocupado várias páginas de jornais norte-americanos, ela não quis falar com a imprensa.
O parto dos óctuplos contou com uma super-equipe de 42 médicos, enfermeiros e assistentes de cirurgiões, que passaram semanas se preparando para o parto de sete crianças. Pelo menos era o que acreditavam os pais e os obstetras que acompanhavam a gestante. "Depois que o sétimo bebê nasceu, um dos médicos, Alejandro Vasquez, gritou: 'Espere um minuto, acho que senti uma mão e aí o oitavo saiu'", contou o chefe de departamento de obstetrícia e ginecologia, Karen Maples.
A mãe estava com 30 semanas e meia de gestação (aproximadamente seis meses) e desde a 23ª estava internada no hospital, já que sentia dificuldades para andar. A equipe médica não informou se ela havia feito alguma tratamento de fertilização para engravidar. Segundo especialistas, a gravidez múltipla, como a da norte-americana, é mais comum em mulheres que recorrem a este tipo procedimento.
Outroscasos - De acordo com especialistas consultados pelo Los Angeles Times, este é o segundo parto de óctuplos nos Estados Unidos. O primeiro foi em 1998 em Houston, no Texas. Na ocasião, uma mulher deu à luz seis meninas e dois meninos. Apenas uma das crianças morreu após o parto e as demais comemoraram o 10º aniversário no final do último ano. Já o primeiro caso de gravidez de óctuplos no mundo foi em 1967 na Cidade do México, mas todas as crianças morreram depois das primeiras 14 horas do nascimento.

Fonte: DP

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .