Novas eleições, velhos palanques em três cidades

JANE POVÃO venceu, no ano passado, e é candidata novamente, em Pombos

Os municípios pernambucanos de Pombos (Mata Norte), Caetés (Agreste) e Lagoa Grande (Sertão) voltaram a vivenciar, oficialmente, intensas atividades de campanha eleitoral. Os palanques acabaram de ser reorganizados, os candidatos redefinidos e a propaganda foi liberada, segundo o calendário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Pode parecer anacrônico em relação ao cenário estadual, onde boa parte dos políticos já esqueceu o pleito de outubro e tem como foco, agora, as costuras para 2010. Nesses locais, no entanto, o segundo “passeio” pelas urnas, marcado para o dia 8 de fevereiro, é o que contagia, talvez, com mais emoção do que em outubro de 2008. Isso porque os prefeitos e vice escolhidos pelos eleitores foram impedidos de assumir os mandatos, pela Justiça Eleitoral, apesar de eleitos com mais de 50% dos votos. “O sentimento é de que o povo está querendo votar em mim como se estivesse ratificando o que fizeram na eleição de 5 de outubro. É sensível a indignação das pessoas, aquele sentimento de votei, o candidato que eu queria venceu as eleições, mas não vai assumir”, comenta a mais nova prefeiturável de Lagoa Grande, Rose Mary Garziera (PMDB), sinalizando que, por novata na política, administrará, caso eleita, guiada pela experiência do marido, Jorge Garziera (PMDB). Ele é ex-prefeito, disputou no ano passado e foi eleito com mais de 53% dos votos. Porém, teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e nem chegou a ser diplomado e tomar posse, porque seu adversário, Robson Amorim (PSB), conseguiu uma liminar no TRE.
Garziera, no entanto, tratou de garantir sua esposa como representante no próximo pleito. Na vice da peemedebista, continua Bedé Rêgo (PPS), que foi companheiro de chapa do ex-prefeito. No campo adversário, aparece Robson Amorim (PSB) com sua vice Wilma Pereira (PR). O socialista sucedeu Jorge, que administrou o município de 1997 a 2004.
Em Caetés, o ex-prefeito José da Luz (PSB) também manteve um representante seu na corrida pela Prefeitura, seu sobrinho, Ermínio Sampaio Neto (PSB), de 21 anos, que será vice na chapa puro sangue encabeçada por Aécio José de Noronha, vereador reeleito em 2008. Em outubro, o filho de José da Luz, Sampainho (PSB), tentou a reeleição - era vice e assumiu a Prefeitura no lugar do pai, que renunciou para concorrer em Garanhuns. Saiu vitorioso, com 54,26% dos votos, mas acabou impedido de assumir o mandato pela Justiça eleitoral. José da Luz foi prefeito de 2001 a 2008. A dupla socialista enfrentará Lindolfo Almeida (PSDB), que tem o vereador Armando Duarte (PTB) como vice.
Em Pombos, o PR homologou a candidatura de Jane Povão (PR), que venceu o pleito de outubro, contudo foi impedida de assumir o mandato porque o seu vice, Patrício Magalhães (PV), foi cassado pela Justiça Eleitoral. Jane foi a vereadora mais votada da cidade em 2004, com 1.220 votos, e presidiu a Câmara durante todo seu mandato. Para vice, ela tem Adejane Lima (DEM). Com elas, vão concorrer Dr. Carlos Alberto (PTB) e Paula Lucena (PTB).

Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .