Vitórienses preocupados com o grande índice de violência


Há muito tempo Vitória de Santo Antão deixou de ser o oásis em meio à violência e pôs em alerta o cidadão. A própria proliferação de pequenas e grandes empresas que instalam cercas elétricas, alarmes e fazem segurança para domicílios e estabelecimentos comerciais é indicativo de que a época de estar entre as cidades mais tranquilas do Estado pertence ao passado.

Os fatos também comprovam que a situação, se não é alarmante, merece análise do problema e ação das autoridades. Os roubos à mão armada registrados na Vitória e na região - conforme destacam a imprensa do Recife e os blogs da Internet editados aqui, se tornaram comuns . Com padrão semelhante - à luz do dia, com uso de motocicletas e participação de dupla de assaltantes – a prática não fica restrita aos bairros mais distantes e, cada vez mais, alastra-se no Centro.

Há ocorrências semelhante às ações dos morros do Recife.

O tráfico de drogas nesta cidade, segundo se comenta abertamente, assim como em outras cidades do País, está disseminado. No Centro ou nos bairros da periferia as transações ocorrem às claras nas ruas, ao alcance dos olhos de todos os cidadãos, mas a população não vê ação intensiva para coibir a agilidade dos traficantes.

Na cidade, a Delegacia Municipal precisa de um prédio que dê condição de trabalho, as Polícias Civil e Militar trabalham com efetivo deficitário, frota de veículos e equipamentos insuficientes. Sem estímulo financeiro e equipamentos que possam facilitar o trabalho e agilizar as investigações, os policiais se transformam em "peixes pequenos" perante o "exército" dos traficantes.

Se o prefeito Elias Lira (DEM) ) quer articulação total de suas secretarias, que o combate às causas da violência seja o primeiro da lista dessa intrínseca comunhão. Que cada pasta identifique os bairros da cidade com iluminação deficiente, altos índices de evasão escolar e atendimento precário de saúde e possa, em conjunto, buscar soluções.

Enfrentar as desigualdades e oferecer educação, saúde, projetos para emprego e atividades sociais de qualidade são preceitos do Executivo e formas eficientes, mesmo que amplamente divulgadas, de se atacar as origens da criminalidade.

Artigo enviado por Celso Augusto Guimarães - Empresário

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .