Eduardo tira Glória do Goitá da “lista vermelha” do racionamento

Após 10 anos, os mais de 28 mil moradores de Glória do Goitá já podem abrir as torneiras sem medo da falta de água. Nesta quarta-feira (07/01), o governador Eduardo Campos e o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco de Almeida, estiveram na cidade da Mata Norte pernambucana, localizada a 75 km do Recife, para inaugurar o seu novo sistema produtor de água que para ser construído recebeu um investimento de R$ 4 milhões do Governo do Estado.
Cerca de 500 pessoas foram à Praça Joaquim Nabuco, no centro do município, para acompanhar a abertura simbólica de um chuveiro pelo governador. Durante seu discurso, Eduardo lembrou que assim como seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, fez com a energia elétrica, pretende universalizar o fornecimento de água no estado. Também mostrou-se muito feliz em poder livrar do racionamento mais de um milhão de pernambucanos em apenas dois anos de Governo:
“O que Glória vive hoje também foi vivido pelo povo de Caruaru, Lajedo, Exu, Bodocó, várias outras cidades e também de diversos bairros da Região Metropolitana do Recife”, disse o governador, que na segunda-feira, 19, assinará a ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento das cidades de Limoeiro, Agrestina, Altinho e Ibirajuba. “Também já pedi a Compesa para fazer a licitação, nos próximos 90 dias, das obras em Lagoa de Itaenga e Lagoa do Carro, cidades que sofrem muito com essa questão da falta de abastecimento”, afirmou.
O secretário João Bosco afirmou que Glória é mais uma cidade a sair da “lista vermelha” do racionamento: “Encontramos 75% das cidades em sistema de rodízios ou em colapso e mais de quatro milhões de pernambucanos nessa situação. Aqui em Glória do Goitá, o racionamento e o carro-pipa são coisas do passado”, disse.
O estudante Tibério César Mendes, 27, estava animado com a mudança de vida que será sentida pelos glorienses. “A situação só melhorava no inverno, quando o abastecimento durava toda a madrugada. No resto do ano, a água só chegava durante uma hora, das 18h às 19h. Agora, chega constantemente e com uma pressão danada”, vibrou.
O novo sistema produtor de Glória do Goitá tem origem na transposição de água da Barragem de Carpina, por meio de uma adutora de 18 km de extensão. Além dessa unidade, foram construídas uma estação elevatória e uma nova estação de tratamento de água (ETA). Com isso, o novo sistema terá vazão de 22,5 litros/segundo, garantindo o abastecimento regular por um período mínimo de 10 anos.

Fonte: Portal Pernambuco

1 Comentário:

Anônimo disse...

legal sou de gloria e adorei o blog ta massa
rs meus parabens aos organizadores desse espaço comunitario!!!!
bjs

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .