Lula reúnem governadores das regiões Norte e Nordeste para discutir índices sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne amanhã (28), no Palácio do Planalto, 17 governadores do Norte e Nordeste para discutir redução do analfabetismo, da mortalidade infantil, acabar com o sub-registro civil e fortalecer as ações na agricultura familiar.
No encontro, que vai durar todo o dia, Lula chamará os governadores para um pacto com o objetivo de melhorar os índices de desenvolvimento social nas duas regiões.
No ano passado, após a divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o presidente não gostou de saber que o Norte e Nordeste lideram o ranking da mortalidade infantil e analfabetismo em relação ao resto do país.
Além do compromisso político, o governo federal deve cobrar dos governadores resultados e metas. Uma das idéias que pode ser colocada na mesa de discussão é executar ações específicas em 200 cidades que mais registram mortes de recém-nascidos, conforme fontes do Palácio do Planalto. Na área de educação, um projeto em estudo é melhorar a aplicação do orçamento do Ministério da Educação com iniciativas de estímulo para manter o jovem pobre na escola até a conclusão dos estudos.
A reunião será coordenado pelos ministros de Relações Institucionais, José Múcio. A ministra Dilma Rousseff e o presidente Lula participam apenas do encerramento.
Está prevista a presença dos governadores do Norte, no caso Amazônia Legal - Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins - e do Nordeste - Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .