Filme sobre a vida de Lula começa a ser rodado



Dirigido por Fabio Barreto, 'Lula, o filho do Brasil' deve estrear este ano.Cinebiografia tem como cenário Garanhuns, no agreste de Pernambuco.
No interior de Pernambuco, numa região massacrada pela seca, a perspectiva maior dos seus personagens se limita a permanecer vivo no dia seguinte. Ao enxergar tal região, onde a pouca água que há é barrenta e precisa ser compartilhada com animais, entende-se a razão da falta de esperança.
Quando se convive com essa realidade, até mesmo por poucos dias, é difícil acreditar que foi desse local que uma pessoa saiu e conseguiu se tornar presidente do maior país da América Latina. É justamente isso que o cineasta Fábio Barreto pretende com o filme "Lula, o filho do Brasil", que começou a ser rodado esta semana no município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, a 225 quilômetros da capital.
Adaptação
De acordo com o diretor, o filme é baseado no livro homônimo da historiadora Denise Paraná e pretende levar essa realidade às telas do cinema ainda este ano. “Começamos a gravar esta semana em Pernambuco, finalizamos até julho e fazemos a estréia em setembro ou outubro, no máximo”, revela o diretor. O filme vai abordar a trajetória de vida de Luiz Inácio Lula da Silva, desde o seu nascimento até a morte da sua mãe, a dona Lindu. No período, Lula estava preso e teve a permissão de sair apenas para acompanhar o enterro.
Para contar a história, a produção deve consumir aproximadamente R$ 12 milhões. “É um filme que vai de 1945, que é o nascimento dele, a 1980. Nós passamos por várias fases do Brasil. Fazer um filme que atravessa todas essas épocas com fidelidade custa muito caro. Por isso, é um filme que tem um orçamento alto para os padrões de um filme brasileiro. Comparar isso com um padrão orçamentário de um filme produzido em Hollywood não é absolutamente nada”, afirma Barreto. O livro que guia o diretor foi publicado em 1996. A autora, Denise Paraná, que foi assessora de Lula quando ele perdeu as eleições presidenciais para Fernando Collor de Mello, colheu depoimentos de Lula, na época apenas um candidato derrotado, e de seus irmãos, amigos e companheiros de lutas sindicais. Antes mesmo de começar e escrever, ela percebeu que a história daquele homem que saiu em busca da sobrevivência num pau-de-arara e tinha acabado de conseguir milhões de votos se encaixaria perfeitamente num roteiro de cinema. Esse roteiro começou a sair do papel, com as cenas gravadas num cenário de pobreza cruel, entre os municípios vizinhos de Garanhuns e Caetés - este último, onde nasceu o personagem principal. Além de Denise Paraná, assinam o roteiro o próprio diretor Fábio Barreto, Daniel Tendler e Fernando Bonassi, com a colaboração ainda de Marcelo Santiago.
Família Silva
O filme "Lula, o filho do Brasil" narra a história da família Silva, que abandona o sofrimento do Nordeste e vai para São Paulo ao reencontro de Aristides, o chefe da família que está em Santos, trabalhando como estivador no Porto. Aristides já havia constituído uma outra família ao lado da nova mulher, dona Mocinha, com quem havia fugido do sertão de Pernambuco, deixando dona Lindu grávida, às vésperas do parto de seu sexto filho, Luiz Inácio. Em Santos, a família Silva se deparou com precárias condições de vida. Lula, então com sete anos, e seus irmãos Vavá, Ziza (Frei Chico), Zilma, Marinete e Maria precocemente começam a trabalhar como ambulantes, engraxates e empregadas domésticas para ajudar no sustento da casa. Nesse contexto de vida, dona Lindu era a âncora que mantinha a família unida e íntegra. Sempre confiante no futuro, especialmente do filho caçula, Lula, único que teve a oportunidade de estudar.
Glória Pires roda filme sobre vida de Lula
Imagens mostram atriz no set como mãe do presidente.'Fiz muita pesquisa para construir a personagem', diz Glória.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .