Quanto à sua arquitetura, nossa Matriz apresenta uma mistura e sucessão harmoniosa de estilos, ora de origem grega, ora de origem romana, onde podemos identificar o Neoclassicismo que vinha chegando ao Brasil justamente na época de sua construção. Essa mistura de estilos "reflexo das influências de sua época", longe de desvalorizá-la, faz com que se torne verdadeira aula de arquitetura religiosa e uma das mais bonitas Igrejas interioranas. (cf. idem, pg. 917). A Capela Mor e os altares laterais são muito bem trabalhados. Aos que passarem e entrarem
Contrastando com a rica e bela imagem que se encontra na Matriz, e cuja fotografia nós vemos na capa deste livro, temos no Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, uma tosca imagem muito antiga, em tamanho pequeno, em que o santo é representado com uma túnica bem simples, capuz, livro, e porquinho.
Podemos ainda encontrar algumas imagens do santo, e elas podem ser adquiridas em casas de artigos religiosos e sobretudo na sala de atendimento da Matriz de Santo Antão, onde ele é representado como um eremita; com túnica, capuz, cajado em forma de cruz egípcia (T), um livro na mão e o porquinho. Em todas as suas imagens aparece sempre o simpático porquinho deitado aos pés do santo. E em algumas imagens aparece também a campa do mendigo. Os artistas imortalizaram Santo Antão com suas obras de arte.
A Igreja o imortalizou colocando-o na galeria de seus santos ilustres. E os moradores da Vitória de Santo Antão, enquanto o Oriente e o Ocidente se unem para celebrar as maravilhas que Deus operou em seu servo Antão, param suas atividades aos 17 de janeiro de cada ano, para festejar o seu Santo Padroeiro, continuando assim uma tradição de três séculos, cantando com alegria, amor, e gratidão: Hino de Santo Antão
Aos 17 de janeiro de 1991 o Pároco Padre Renato da Cunha Cavalcanti lançou um livreto contando toda a história do nosso Glorioso Santo Antão com a finalidade de tornar mais conhecido o nosso Padroeiro. Foi feito um minucioso trabalho de pesquisa em vários livros para chegar-se ao resultado final, que vocês vão conhecer agora, com o título de "Santo Antão, o santo da renúncia".
O livreto pode ser adquirido na secretaria da Paróquia de Santo Antão, por um preço simbólico.
Fonte: Paróquia de Santo Antão
0 comentários:
Postar um comentário
Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .