Festa do nosso padroeiro SANTO ANTÃO



Em 1874 a velha Igreja Matriz foi demolida, e foram lançados os alicerces para a construção de um novo Templo. No dia 29 de junho de 1881 o então Vigário Cônego Marcolino Pacheco do Amaral inaugurava solenemente a nova e bela Matriz que, apesar de inacabada, já tinha condições de abrigar os fiéis para a celebração dos atos religiosos. Posteriormente, algumas restaurações foram feitas em nossa Matriz, porém, sem alterações substanciais: saliento a de 1934, quando era Pároco o Mons. Américo Pita; e a última, iniciada em 1979 e encerrada em agosto de 1984, quando também foram restauradas suas principais imagens. Essa última restauração teve a orientação e o acompanhamento de engenheiros e técnicos da Fundarpe.
Quanto à sua arquitetura, nossa Matriz apresenta uma mistura e sucessão harmoniosa de estilos, ora de origem grega, ora de origem romana, onde podemos identificar o Neoclassicismo que vinha chegando ao Brasil justamente na época de sua construção. Essa mistura de estilos "reflexo das influências de sua época", longe de desvalorizá-la, faz com que se torne verdadeira aula de arquitetura religiosa e uma das mais bonitas Igrejas interioranas. (cf. idem, pg. 917). A Capela Mor e os altares laterais são muito bem trabalhados. Aos que passarem e entrarem em nossa Matriz recomendo um olhar mais atento e detalhado sobre as suas colunas, seus capitéis e cornijas, na Nave Central e na Capela Mor, a abóbada anular da Capela Mor, a porta principal de entrada, não esquecendo suas belas imagens. Terminando, quero ressaltar o fato de ter sido nossa Matriz idealizada e planejada pelo arquiteto italiano Frei Francisco Maria de Vicenza, da ordem dos Capuchinhos, quando de sua vinda ao Brasil, com a finalidade de construir a Basílica da Penha, no Recife. Um outro Capuchinho também italiano, Frei Cassiano de Comachio, foi encarregado de construir a atual Matriz de Santo Antão. Ele iniciou os trabalhos com entusiasmo e dedicação, e quando o Templo já estava coberto, mesmo inacabado, logo foi aberto ao culto no dia 26 de junho de 1880; porém, somente no ano seguinte, já sem a presença do Frei Cassiano, que fora transferido inesperadamente para prestar seus serviços em outra seara, esse majestoso Templo que é a nossa Matriz de Santo Antão, foi oficialmente inaugurado aos 29 de junho de 1881 pelo então Pároco, Cônego Marcolino Pacheco do Amaral. Nossa Matriz não é muito grande, também não é pequena. Ela comporta aproximadamente 300 pessoas comodamente sentadas.
Contrastando com a rica e bela imagem que se encontra na Matriz, e cuja fotografia nós vemos na capa deste livro, temos no Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, uma tosca imagem muito antiga, em tamanho pequeno, em que o santo é representado com uma túnica bem simples, capuz, livro, e porquinho.
Podemos ainda encontrar algumas imagens do santo, e elas podem ser adquiridas em casas de artigos religiosos e sobretudo na sala de atendimento da Matriz de Santo Antão, onde ele é representado como um eremita; com túnica, capuz, cajado em forma de cruz egípcia (T), um livro na mão e o porquinho. Em todas as suas imagens aparece sempre o simpático porquinho deitado aos pés do santo. E em algumas imagens aparece também a campa do mendigo. Os artistas imortalizaram Santo Antão com suas obras de arte.
A Igreja o imortalizou colocando-o na galeria de seus santos ilustres. E os moradores da Vitória de Santo Antão, enquanto o Oriente e o Ocidente se unem para celebrar as maravilhas que Deus operou em seu servo Antão, param suas atividades aos 17 de janeiro de cada ano, para festejar o seu Santo Padroeiro, continuando assim uma tradição de três séculos, cantando com alegria, amor, e gratidão: Hino de Santo Antão
Aos 17 de janeiro de 1991 o Pároco Padre Renato da Cunha Cavalcanti lançou um livreto contando toda a história do nosso Glorioso Santo Antão com a finalidade de tornar mais conhecido o nosso Padroeiro. Foi feito um minucioso trabalho de pesquisa em vários livros para chegar-se ao resultado final, que vocês vão conhecer agora, com o título de "Santo Antão, o santo da renúncia".
O livreto pode ser adquirido na secretaria da Paróquia de Santo Antão, por um preço simbólico.




Reportagem: Alexandre Rogério
Fonte: Paróquia de Santo Antão


0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .