Filme sobre O Sobrado

O mais importante Sobrado existente na história cultural e artística da Vitória de Santo Antão, onde funcionava a antiga Farmácia Popular e depois a Farmácia Brasil, que pertence há mais de um século de sua fundação à família Holanda Cavalcanti; onde viveram, na parte superior: a famosa poetisa Martha de Holanda, o escritor Nestor de Holanda, o historiador José Aragão, Maria Belkiss e o cronista Manuel de Holanda, além de sede por vários anos da Academia Vitoriense de Letras, será tema do primeiro filme rodado e produzido nesta cidade.
Trata-se de um curtametragem a ser filmado pelo jornalista e fotógrafo amador vitoriense, Marcus Prado, do Conselho Estadual de Cultura, e diretor das Edições RUBROVEIO. O roteiro, inspirado em documentos históricos e em páginas escritas por Manuel de Holanda, José Aragão e Luciene Freitas, terá como foco a intensa vida cultural e artística que o sobrado viveu no passado - na época em que a família Holanda Cavalcanti realizava os seus famosos saraus e recitais de canto, piano e poesia, atraindo acadêmicos, poetas e escritores famosos da vida intelectual do Recife.
Esse Sobrado, que mantém as suas características arquitetônicas originais, há mais de um século, esteve ameaçado de ser desapropriado e derrubado pela Prefeitura, há cerca de um ano, não acontecendo por causa da intervenção do Governo do Estado, atendendo proposta de tombamento de autoria do jornalista Marcus Prado, no Conselho Estadual de Cultura, do qual é vice-presidente.
O curtametragem, com a participação de artistas vitorienses, terá a duração de 30 minutos.

Colaboração: Jornalista Marcus Prado

1 Comentário:

Anônimo disse...

Será de grande importancia este "CURTA" para a nossa cidade . Até que fim alguem com espirito inovador e firmado nas raizes da cidade ter a ideia de apresentar uma obra tao relevante ao nome da cidade . Parabéns a Marcus Prado. Estarei aguradando maiores detalhes.
Desta vez VITORIA vai mudar de verdade para MELHOR!

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .