Prefeitos tratarão sobre LRF com Lula

Os 5.562 prefeitos, entre eleitos e reeleitos, vão se colocar à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a execução de parcerias e acordos. Os prefeitos vão sinalizar ao presidente que há projetos que ameaçam a execução orçamentária dos municípios. É que alguns obrigam as prefeituras a gastar mais do que o previsto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). A reunião com Lula deve acontecer em fevereiro.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), Paulo Ziulkoski, disse ontem que os prefeitos irão a Brasília para ouvir o presidente e os ministros. Mas, segundo ele, é necessário compreender também que nas parcerias dos municípios com União e Estados há limites.
“A iniciativa do presidente Lula é muito positiva. E estamos dispostos a fazer os acordos e parcerias. Apoiamos o evento porque será um ótimo momento para a aproximação e os contatos políticos principalmente para os novos prefeitos”, disse Ziulkoski. “Vamos mais ouvir do que falar. É um evento organizado pelo Governo Federal”, acrescentou.
De acordo com Ziulkoski, já estão em vigor cerca de 180 programas que se referem às parcerias de ações envolvendo os governos Federal, estaduais e municipais. Segundo ele, há projetos que vão desde Saúde, Educação, Saneamento e Meio Ambiente, entre outros.
Levantamento da CNM indica que dos 5.562 prefeitos, 3.317 assumiram seus mandatos no dia 1º, enquanto 2.245 são reeleitos.

AÇÕES
O presidente Lula afirmou, no ano passado, que pretende intensificar as ações envolvendo todos os governos nas políticas sociais e nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, é fundamental combater a dengue, erradicar o analfabetismo e ainda garantir a implementação das obras. Lula determinou a todos os ministros que elaborassem para a reunião de fevereiro a relação dos programas desenvolvidos e que poderão ser executados em parceria com as prefeituras. A ordem foi transmitida em dezembro
.

Fonte: FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .